top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasa dos filtros oliveira

Dia Nacional do Combate ao Câncer


O dia 27 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao câncer. A data foi criada em 1988, com o intuito de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença. Preparamos algumas dicas para auxiliar você a se prevenir de qualquer tipo de câncer.

Um terço das mortes por câncer está relacionado a comportamentos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. Eles são os chamados “fatores de risco de câncer” e podem ser evitados com mudanças simples no seu estilo de vida.

O uso do preservativo é o método para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive do contágio pelo vírus do HPV, que está diretamente associado ao câncer de colo do útero. Por isso ela nunca deve faltar nas relações sexuais, mesmo nos relacionamentos estáveis.

Bocas saudáveis são menos vulneráveis a tumores nos lábios e na cavidade oral (gengivas e língua). Por isso, não se esqueça de escovar os dentes depois de cada refeição e use fio dental. Outra dica importante é, sempre que possível, usar protetor solar labial.

A atividade física, além de ajudar na manutenção do peso, diminuindo o risco de desenvolver doenças crônicas como o câncer, também melhora a disposição e a autoestima. 30 minutos de atividade física diária já faz toda a diferença.

A exposição ao sol pode ser muito benéfica à saúde, porém, se não houver proteção adequada, este quadro pode mudar. Entre 10h e 16h a radiação solar torna-se bastante perigosa, levando ao envelhecimento precoce da pele e aumentando o risco de câncer de pele.

Fizemos essa postagem com a intenção de incentivar a adoção de comportamentos saudáveis para a prevenção da doença e explicar como os fatores de risco podem ser evitados a partir de mudanças simples no estilo de vida.

Fonte: Fundação do câncer


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page